Curso Intensivo de Artes Liberais

Projeto de financimento – Curso Intensivo de Artes Liberais

O Brasil enfrenta hoje um período especialmente obscuro em sua história da educação. Desde o ensino compulsório aos 4 anos, no qual os pais são obrigados a entregar seus filhos ao Estado para serem educados, até o final do ensino superior, a visão que orienta a pedagogia moderna é a da produção em massa. Ao final do processo, os educadores devem produzir não uma pessoa livre e bem formada, mas um profissional apto a cumprir tarefas específicas, incapaz de dialogar com o mundo e consigo próprio.


O que se observa hoje, infelizmente, não é uma resposta ao problema, mas um constante diagnóstico terminal. Por mais que se busque mudar essa realidade por meios políticos, desmascarando as inclinações ideológicas que privam os alunos até mesmo de um ensino específico de qualidade, pois as ideologias se preocupam em trabalhar uma realidade distorcida e sem sentido, não surgem propostas substanciais de mudanças ou alternativas que possam se tornar meios de diminuir o crescente número de analfabetos funcionais no país.


Em meio a tanta desesperança, o Instituto Hugo de São Vítor, por meio do esforço dos seus colaboradores, propõe não uma revolução, mas um retorno ao que existiu de mais precioso na Tradição do Ocidente: as Artes Liberais.As Artes Liberais, diferente de outras disciplinas, não visam ensinar uma profissão ou um conjunto de habilidades específicas, mas sim um conjunto de técnicas que fazem a inteligência humana se desenvolver.


As sete colunas nas quais se baseou a formação dos grandes homens do Ocidente, como Tertuliano, Aristóteles, Alcuíno, Agostinho, Shakespeare, e tantos outros, é um caminho certo e experimentado para a edificação de uma pessoa livre e capaz de usar os seus talentos para mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor.



Dessa forma, tendo em vista o sucesso e a consolidação do nosso Curso Online e da formação dos nossos alunos nos últimos anos, no início de 2017, o IHSV selecionou e recebeu 10 jovens da América Latina para participar do seu primeiro Curso Intensivo de Artes Liberais. Durante seis meses de imersão, esses jovens recebem uma sólida formação nas línguas clássicas e nas sete artes do Trivium e do Quadrivium: Gramática, Lógica, Retórica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia. As artes do Trivium, principalmente a Gramática, desenvolvem uma compreensão profunda dos níveis do discurso e das capacidades de expressão, memória, oratória, todas fundamentais para compreender os grandes autores e poder imitá-los. As artes do Quadrivium complementam a formação por meio de um entendimento minucioso das proporções e ordens nas realidades físicas à nossa volta, desenvolvendo o espírito científico nos alunos.


Em conjunto com o trabalho editorial realizado pelas manhãs, o domínio dessas Artes (que podemos entender melhor pelo seu nome grego, τεκνε ou “técnica”) resulta diariamente em um enorme crescimento nas virtudes humanas e na contínua preparação para os estudos superiores como eram entendidos pelos renascentistas: um serviço ao bem-comum. Direito, Letras, Filosofia, Teologia, Moral, Ciências Naturais e todo o verdadeiro conhecimento necessita de uma base humana sólida, pois tratará sempre do próprio homem. O domínio dessas artes, portanto, permite que possamos projetar o futuro sem tirar os olhos do passado, tendo por base o que de melhor foi feito pelos grandes homens da história e nos tornando cada vez mais como eles.


O preceito evangélico é, dessa forma, vivido diariamente: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Sendo livres pelo entendimento das realidades, os alunos se tornam capazes de tomar decisões mais acertadas para as próprias vidas, que os farão mais felizes e realizados, tanto como profissionais quanto como amigos, filhos, pais, e pessoas que serão.


Os alunos recebem gratuitamente o material didático, a estadia, as aulas diárias e todo o apoio material por meio das bolsas de estudo disponibilizadas pelo Instituto e pelas suas iniciativas. Contamos também com a ajuda e as doações de todos os que acreditam, como nós, que a chave para mudar o país não é outra senão a verdadeira educação. Como nos lembra Cícero, “animi cultura philosophia est”: a Filosofia é o cultivo da alma. Nos ajude a cultivar cada vez mais espíritos bem dispostos; assim, poderemos colher os primeiros frutos em meio a tanta aridez.


R$ 1,850.00
Financiados de R$ 90,000.00
19
Financiadores
Faltam
102 Dias
O Financiamento termina em
31 de
Dezembro de
2017
 
O objetivo deste projeto de financiamento é obter os recursos necessários para cobrir o custo residual do curso que terminou em 30/06, e também financiar o curso de 2018 para que o projeto tenha continuidade.
Step 1: Selecione a tua contribuição para o projeto Curso Intensivo de Artes Liberais

Informações sobre as recompensas

Camiseta branca

18426162_1276656685764007_657686745_o

Camiseta preta

18379353_1276650669097942_1305105312_o

Caderno de notas

Caderno de notas

anuncio caneca 2
18426612_1278441388918870_1685914342_o (1)

Mais informações e fotos do curso

Alunos selecionados em 2017:

1. Caio Henrique Santos Silva (São Paulo – SP)
2. Eduardo Felipe de Oliveira (Blumenau – SC)
3. Enrique Machuca (Paraguay)
4. Felipe Asmuz (Porto Alegre – RS)
5. Jean Guerreiro (Brusque – SC)
6. Josimar de Souza Rodrigues Junior (Bom Jesus do Norte – ES)
7. Juan Carlos Diaz (Argentina)
8. Marllon Ramos (São Gonçalo – RJ)
9. Pedro Henrique Borges de Oliveira (Brasília – DF)
10. Ivanor Bochi (Porto Alegre – RS)

Rotina de Segunda a Sábado:

7:00 – Oração
7:30 – Missa
8:15 – Café
9:00 – Aula
10:30 – Intervalo
10:45 – Aula
12:00 – Angelus
13:00 – Almoço
14:00 – Trabalho (manutenção predial, digitação e revisão de textos, edição de livros e videoaulas, entre outros serviços no IHSV)
17:00 – Lanche
17:30 – Estudo Individual
19:00 – Coral
20:30 – Janta
21:00 – Teatro
22:00 – Fim do Dia